BOLETIM CORONAVÍRUS 17 DE JUNHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 17 DE JUNHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de ontem o município computou um caso de coronavírus de servidor da saúde do município, como sendo de Nova Londrina, entretanto o servidor é residente em Diamante do Norte. O caso deverá ser registrado nos índices daquele município. Sendo assim, retificamos o boletim do dia 16/06/2020, passando a registrar 25 casos confirmados.

O município de Nova Londrina realizou na data de hoje mais uma etapa de testes de servidores da saúde, sendo testados 37 servidores. Nesta etapa de testes foram confirmados mais 03 (três) casos positivos. Os servidores foram prontamente afastados por 14 dias conforme determina o protocolo estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). O ambiente o qual os servidores estavam trabalhando foram desinfectados na data de hoje, não representando risco a população. Os servidores serão acompanhados por equipe de saúde, sendo monitorados em suas residências.

O município de Nova Londrina, passou a contar na data de hoje com mais 03 (três) casos de coronavírus, passando a 28 casos positivos no município;

Também na data de hoje, o município realizou mais 3 (três) coletas de exames do tipo  SWAB/RT-PCR, tratando-se de:

Paciente do sexo feminino com idade de 20 anos, em monitoramento a partir de 17.06.2020;

Paciente do sexo feminino com idade de 34 anos, em monitoramento a partir de 17.06.2020;

Paciente do sexo Masculino com idade de 35 anos, em monitoramento a partir de 17.06.2020

Na data de hoje, entraram em monitoramento 30 (trinta) pessoas, e saiu 01 (uma) pessoas;

Neste momento, o município conta com:

28 Casos confirmados

116 Casos monitorados;

64 Casos Descartados;

15 Casos suspeitos;

15 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 20 (vinte) foram através de testes rápidos realizados no município, considerando a retirada do servidor do município que reside em Diamante do Norte, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 07 (sete) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 81 (oitenta e um) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 186 (cento e quarenta e nove) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados, domingos e feriados, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana e feriados deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:46 do dia 17/06/2020.