BOLETIM CORONAVÍRUS 18 DE JUNHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 18 DE JUNHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje o município teve positivado mais um paciente, tratando-se de uma mulher com idade de 54 anos, monitorada desde 22.05.2020. A confirmação veio através de teste rápido realizado na data de hoje.

O município de Nova Londrina realizou na data de hoje mais uma etapa de testes de servidores da saúde, sendo testados 19 servidores. Nesta etapa de testes não foram confirmados novos casos positivos em servidores da saúde.

Também na data de hoje, o município realizou mais 2 (duas) coletas de exames do tipo  SWAB/RT-PCR, tratando-se de:

Paciente do sexo feminino com idade de 18 anos, em monitoramento desde 13.06.2020;

Paciente do sexo feminino com idade de 34 anos, em monitoramento desde 17.06.2020;

O município recebeu na data de hoje 07 (sete) resultados de exames o tipo  SWAB/RT-PCR, todos eles negativos, tratando-se de:

Homem com idade de 39 anos, monitorado desde 10.06.2020;

Mulher com idade de 15 anos, monitorada desde 10.06.2020;

Mulher com idade de 24 anos,  monitorada desde 10.06.2020;

Mulher com idade de 23 anos, monitorada desde  10.06.2020;

Mulher com idade de 47 anos, monitorada desde 10.06.2020;

Mulher com idade de 22 anos, monitorada desde 10.06.2020;

Mulher com idade de 39 anos, monitorada desde 10.06.2020;

Na data de hoje, entraram em monitoramento 11 (onze) pessoas, e saíram 27 (vinte e sete) pessoas;

Neste momento, o município conta com:

29 Casos confirmados;

100 Casos monitorados;

71 Casos Descartados;

10 Casos suspeitos;

15 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 21 (vinte e um) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 07 (sete) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 83 (oitenta e três) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 206 (duzentos e seis) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados, domingos e feriados, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana e feriados deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:21 do dia 18/06/2020.