BOLETIM CORONAVÍRUS 19 DE JUNHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 19 DE JUNHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

O município de Nova Londrina realizou na data de hoje mais uma etapa de testes de servidores da saúde, sendo testados 25 servidores. Nesta etapa de testes não foi confirmado mais um caso positivo em servidor da saúde.  Contudo o servidor reside no município de Itaúna do Sul, onde deverá ser registrado o caso positivo. O servidor foi afastado, e a Secretaria de Saúde do município de Itaúna do Sul foi informada para as providências necessárias.

Também na data de hoje, o município realizou mais 5 (cinco) coletas de exames do tipo  SWAB/RT-PCR, tratando-se de:

Paciente do sexo masculino com idade de 59 anos, em monitoramento desde 19.06.2020;

Paciente do sexo feminino com idade de 41 anos, em monitoramento desde 18.06.2020;

Criança do sexo feminino com idade de 02 anos, em monitoramento desde 17.06.2020;

Paciente do sexo masculino com idade de 19 anos, em monitoramento desde 18.06.2020;

Criança do sexo masculino com idade de 01 ano, em monitoramento desde 17.06.2020;

Na data de hoje, entraram em monitoramento 24 (vinte e quatro) pessoas, e saíram 05 (cinco) pessoas;

Neste momento, o município conta com:

29 Casos confirmados;

118 Casos monitorados;

71 Casos Descartados;

15 Casos suspeitos;

15 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 21 (vinte e um) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 07 (sete) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 87 (oitenta e sete) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 231 (duzentos e trinta e um) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados, domingos e feriados, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana e feriados deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:47 do dia 19/06/2020.