BOLETIM CORONAVÍRUS 20 DE JULHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 20 DE JULHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data do dia 08/07, a secretaria de saúde promoveu testagem dos servidores que atuam no Paço Municipal João Soares Fragoso. Foram positivados 21 casos, em sua maioria assintomáticos. Dos servidores confirmados, alguns realizaram nova testagem em laboratório particular, apresentando resultado diverso do apontado pelo município, sendo assim, resultado negativo para o COVID-19. Diante da situação verificada, a Secretaria de Saúde contactou a 14º Regional de Saúde, sendo orientado a solicitar a contraprova dos exames através do método da  quimioluminescência. Dez (10) resultados das contraprovas chegaram na data de hoje, apontando para resultados negativos para COVID-19. Sendo assim, a Secretaria de Saúde em conjunto com o Comitê de Gerenciamento de Crise, primando pelo princípio da transparência, e seguindo a orientação da 14º Regional de Saúde, promoveu a retirada dos casos dos índices do município e do boletim informativo.

Salienta-se ainda que o lote de testes realizados nos servidores do Paço Municipal, tratava-se de um lote novo, recentemente adquirido e que testou apenas os servidores do Paço Municipal até aquela data, e sendo suspenso sua aplicação após o dia 08/07/2020, não sendo responsável por outros diagnósticos anteriores e nem posteriores. A secretaria de saúde oficializou a fornecedora dos testes, e também a 14º regional de saúde para tomada de providências necessárias;

Por fim a Secretaria de Saúde, juntamente com o Comitê de Gerenciamento de Crise reforça que permanecerá intensificando o número de testes no município, em especial aos casos sintomáticos, acreditando que o diagnóstico precoce da doença é de fundamental importância na preservação da saúde dos pacientes;

Cabe ressaltar ainda, que o Município de Nova Londrina não recebe e nem recebeu recursos financeiros em decorrência do número de pacientes infectados ou de óbitos registrados em virtude do COVID-19. Os recursos financeiros recebidos até o momento são em função do número de habitantes segundo o Censo do IBGE, e através da articulação política do executivo e legislativo junto ao Estado e a União.

Entre os dias 18 a 20/07/2020, o município teve mais 02 casos de coronavírus confirmados, sendo 01 (um) paciente do sexo masculino com idade de 59 anos, confirmado por testes rápido via laboratório particular e 01 (um) paciente do sexo feminino com idade de 61 anos confirmado pelo exame SWAB-RT-PCR, através do Laboratório Central do Estado;

Na data de hoje foram realizados 06 (seis) coletas do exame SWAB-RT-PCR, que serão encaminhados a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) no dia de amanhã, sendo: 04 pacientes do sexo masculino, e 02 pacientes do sexo feminino;

Na data de hoje o município recebeu via LACEN (Laboratório Central do Estado) mais 10 (dez) resultados de exames  SWAB-RT-PCR, sendo negativos;

Neste momento, o município conta com:

4.491 atendimentos, inclusos os atendimentos médicos, triagens e monitoramento de pacientes

77 Casos confirmados, considerando-se os 21 casos que apresentaram contraprova negativa;

70 Curados clinicamente;

510 Casos Negativados;

84 Casos monitorados;

11 Casos suspeitos;

Dos casos confirmados, 52 (cinquenta e dois) foram através de testes rápidos e 20 (cinte) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, e 05 (cinco) clínicos epidemiológicos;

Do total de testes realizados, 189 (cento e oitenta e nove) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 393 (trezentos e noventa e três) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:23 do dia 20/07/2020.