BOLETIM CORONAVÍRUS 21 DE ABRIL

=BOLETIM CORONAVÍRUS 21 DE ABRIL

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data do dia 20/04/2020, houve a liberação de mais um teste pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde), trata-se de paciente do sexo masculino, com idade de 44 anos, o paciente apresentou sintomas respiratórios moderados, sendo encaminhado ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia, onde encontra-se em observação na ala de isolamento, respirando espontaneamente, clinicamente estável. A coleta ocorreu na data do dia 20/04/2020, e será encaminhada ao LACEN (Laboratório Central do Estado) na data de hoje. Os comunicantes do paciente estão em isolamento e monitoramento domiciliar.

Também, na data de 20/04/2020, o paciente de sexo masculino com idade de 59 anos, que havia apresentado piora dos sintomas, sendo internado na ala de isolamento do Hospital Municipal Santa Rita de Cássia no dia 19/04/2020, apresentou melhora do quadro e teve alta no dia 20/04/2020. O paciente efetuou a coleta do teste para o coronavírus no dia 18/04/2020, sendo encaminhado ao Laboratório Central do Estado (LACEN) na data do dia 20/04/2020.

O primeiro caso confirmado de Coronavírus do Município de Nova Londrina, permanece em isolamento domiciliar e acompanhada periodicamente pela equipe de saúde do Centro de Referência do Covid. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com idade de 22 anos, que teve contato direto com um caso confirmado do município de Paranavaí e está em monitoramento /isolamento domiciliar desde o dia 08/04/2020, quando apresentou sintomas gripais leves. Os comunicantes da paciente também estão em isolamento domiciliar.

Neste momento, o município conta com:

86 casos monitorados ;

04 Casos Descartados;

07 Casos suspeitos;

01 Caso confirmado;

Calma e serenidade neste momento são fundamentais. Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento através do telefone (44)99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento. O município conta ainda com um centro de referência do Covid, localizado ao lado do Ginásio de Esportes do Município para tratamento especializado em síndromes gripais, podendo o munícipe se direcionar até lá para atendimento. O centro de referência está aberto todos os dias, nos horários de 7:30 às 17:00 horas, inclusive aos sábados e domingos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a recomendação de que os menores de 12 anos e maiores de 60 anos permaneçam em suas casas, saindo apenas em necessidades extremas, além da necessidade do uso de máscaras por parte de toda a população. Pacientes renais crônicos, diabéticos, cardiopatas, hipertensivos e gestantes devem também respeitar o distanciamento social, redobrar os cuidados com a etiqueta respiratória, a higienização com álcool em gel, a lavagem das mãos constantemente, e o uso de máscaras ao sair de casa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina - Paraná