BOLETIM CORONAVÍRUS 22 DE ABRIL

=BOLETIM CORONAVÍRUS 22 DE ABRIL

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Foi confirmado na data de hoje (22/04/2020) o segundo caso de Coronavírus no Município.

Trata-se de uma mulher de 23 anos, pertencente ao quadro de funcionários de empresa de Paranavaí que está em monitoramento /isolamento domiciliar desde o dia 15/04/2020, quando apresentou sintomas gripais. No dia 17/04/2020 foi liberado a coleta do teste  pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde), apresentando na data de hoje resultado positivo. A paciente está em isolamento e monitoramento diário em casa.

Um dos comunicantes da paciente, que apresentou sintomas gripais, também teve o teste liberado no dia 17/04/2020 pela SESA, o qual apresentou resultado negativo. Os demais comunicantes da paciente estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela equipe técnica do Centro de Referência do Covid de Nova Londrina.

Outro paciente, que teve o teste liberado no dia 17/04/2020, também apresentou resultado negativo.

O paciente do sexo masculino, com idade de 44 anos, que apresentou sintomas respiratórios moderados, e foi encaminhado ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia na data de 20/04/2020,  permanece em observação na ala de isolamento, respirando espontaneamente e clinicamente estável.

Neste momento, o município conta com:

99 casos monitorados ;

06 Casos Descartados;

04 Casos suspeitos;

02 Casos confirmados;

O município recebeu na data de ontem (21/04/2020) testes rápidos através da 14º Regional de Saúde, que são destinados prioritariamente a testagem de Profissionais de Saúde, Profissionais da Segurança Pública, além das pessoas que convivem no mesmo domicílio, e que forem Sintomáticos, conforme nota técnica nº 05/2020-DAVI/SESA.

Ainda na data de ontem (21/04/2020), o município recebeu da 14º Regional de Saúde o Ofício Circular nº 08/2020, informando da disponibilização de maneira emergencial de testes rápidos que serão destinados a testagem dos colaboradores sintomáticos respiratórios da empresa GT FOODS de Paranavaí que residem no município de Nova Londrina, sendo dado início a testagem na data de hoje pela equipe do Centro de Referência do Covid de Nova Londrina.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento através do telefone (44)99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento. O município conta ainda com um centro de referência do Covid, localizado ao lado do Ginásio de Esportes do Município para tratamento especializado em síndromes gripais, podendo o munícipe se direcionar até lá para atendimento. O centro de referência está aberto todos os dias, nos horários de 7:30 às 17:00 horas, inclusive aos sábados e domingos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a recomendação de que os menores de 12 anos e maiores de 60 anos permaneçam em suas casas, saindo apenas em necessidades extremas, além da necessidade do uso de máscaras por parte de toda a população. Pacientes renais crônicos, diabéticos, cardiopatas, hipertensivos e gestantes devem também respeitar o distanciamento social, redobrar os cuidados com a etiqueta respiratória, a higienização com álcool em gel, a lavagem das mãos constantemente, e o uso de máscaras ao sair de casa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina - Paraná