BOLETIM CORONAVÍRUS 25 DE ABRIL

=BOLETIM CORONAVÍRUS 25 DE ABRIL

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje, foram descartados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) 03 (três) casos suspeitos, sendo:

Paciente do sexo masculino com idade de 48 anos;

Paciente do sexo masculino com idade de 44 anos;

Paciente do sexo feminino com idade de 13 anos;

Na data de hoje, (25/04/2020) foi liberado mais um teste pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) destinado a um profissional de saúde, com idade de 30 anos prestador de serviços do município de Nova Londrina, comunicante de caso positivo de Santo Antonio do Caiuá. O Material foi coletado na data de hoje e encaminhado ao laboratório para análise. O profissional foi afastado pelo município conforme determina o protocolo da SESA. O paciente encontra-se assintomático, e sendo acompanhado por profissionais de saúde do município de Nova Londrina e de Santo Antônio do Caiuá.

Também na data de hoje, o município realizou testes rápido em servidores da saúde que tiveram  contato com profissional de saúde que presta serviço ao município, sendo aplicado 15 (quinze) testes rápidos em pacientes assintomáticos, com resultados negativos. Houve a autorização de coleta de teste pelo LACEN (Laboratório Central do Estado), sendo coletado mais 04 (quatro) testes de servidores da saúde sintomáticos que estiveram em contato com o mesmo prestador de serviço . Os testes seguiram as  orientações e recomendações da SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Foi autorizado mais 01 (um) teste via LACEN (Laboratório Central do Estado) para paciente do sexo masculino com idade de 28 anos. O mesmo retornou de viagem a trabalho, apresentando sintomas gripais leves. O paciente e seus comunicantes estão sendo acompanhados por equipe da saúde.

Também na data de hoje, o município foi informado de paciente que foi transferido a Santa Casa de Paranavaí no dia 19/04/2020 para tratamento de outras comorbidades, que apresentou sintomas gripais e foi encaminhado ao ala de isolamento do Covid da Santa Casa. Trata-se de paciente do sexo masculino com idade de 37 anos, que foi testado na data de hoje. Os comunicantes do paciente foram orientados ao isolamento e serão monitorados pela equipe de saúde do município. O Comitê de Gerenciamento de Crise aguarda o resultado do teste para traçar as estratégias pertinentes.

Neste momento, o município conta com:

120 Casos monitorados;

10 Casos Descartados;

10 Casos suspeitos;

08 Casos confirmados;

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento. O município conta ainda com um centro de referência do Covid, localizado ao lado do Ginásio de Esportes do Município para tratamento especializado em síndromes gripais, podendo o munícipe se direcionar até lá para atendimento. O centro de referência está aberto todos os dias, nos horários de 7:30 às 17:00 horas, inclusive aos sábados e domingos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a recomendação de que os menores de 12 anos e maiores de 60 anos permaneçam em suas casas, saindo apenas em necessidades extremas, além da necessidade do uso de máscaras por parte de toda a população. Pacientes renais crônicos, diabéticos, cardiopatas, hipertensivos e gestantes devem também respeitar o distanciamento social, redobrar os cuidados com a etiqueta respiratória, a higienização com álcool em gel, a lavagem das mãos constantemente, e o uso de máscaras ao sair de casa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina - Paraná