NOTA OFICIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente reiterar as informações do boletim de ontem, em face a notícias veiculadas em mídias sociais sobre suposta suspensão de atividades de unidade de saúde do município em virtude do coronavírus:

O município realizou na data de ontem 19 testes em servidores municipais da saúde que atuam na Unidade de Saúde do Município, sendo eles 15 testes rápidos e 4 testes tipo PCR para coronavírus. Os testes do tipo PCR são enviados a Curitiba para análise, e seu resultado chega em até 7 (sete) dias.

Dos testes rápidos, 15 servidores testaram negativo para coronavírus e 4 aguardam resultado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN).

Tal medida foi autorizada pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde), em virtude de um prestador de serviço do município ser comunicante de caso positivo em Santo Antonio do Caiuá. Este prestador de serviço já havia realizado um teste rápido, o qual apresentou resultado negativo, e que por orientação da 14º Regional foi retestado através do PCR, que será encaminhado na data de hoje a Curitiba.

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, assim que recebeu as informações a respeito do caso, juntamente com o Comitê de Gerenciamento de Crise, entrou em contato com 14º Regional, recebendo as orientações e disponibilizando os testes liberados por aquele órgão, seguindo especificamente o que determina o protocolo de manejo clínico liberado pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Por medida de segurança e prudência, os médicos responsáveis pelo Centro de Referência do Município, afastaram os servidores até que os testes de PCR, que levam em média 07 (sete) dias para liberação de resultado, sejam encaminhados ao município.

Também por medida de segurança a Unidade de Saúde foi dessalinizada no dia 25/04/2020 no período da tarde.

Na segunda-feira, o município disponibilizará uma equipe da estratégia da família para manter as atividades da unidade normalmente.

Com relação a transparência adotada pelo Município, temos a destacar que todas as informações pertinentes ao coronavírus são prestadas através de boletins diários no site do município www.novalondrina.pr.gov.br, e que a secretaria de saúde disponibilizou o telefone 99935-1156 para que os atendimentos, encaminhamentos, orientações e dúvidas possam ser direcionados, e reitera o compromisso com a verdade, transparência que são necessários.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina - Paraná