BOLETIM CORONAVÍRUS 30 DE ABRIL


=BOLETIM CORONAVÍRUS 30 DE ABRIL

Nota Oficial


A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:


Na data de hoje (30/04/2020), o município recebeu 4 (quatro) resultados de exames realizados via LACEN (Laboratório Central do Estado), sendo 3 (três) negativos e 1 (um) exame positivo. Neste momento o município passou a contar com 10 (dez) casos confirmados, sendo que 4 (quatro) destes casos encontram-se curados.


O caso confirmado trata-se de um homem com idade de 28 anos, que teve seu exame coletado no dia 24/04/2020. O paciente apresentou sintomas gripais ao chegar de viagem de trabalho, sendo isolado e monitorada em sua residência.


Na madrugada de hoje, deu entrada junto ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia, uma paciente do sexo feminino com idade de 32 anos, com sintomas respiratórios. A mesma foi internada na ala de isolamento do Covid do Hospital, e será acompanhada pela equipe de saúde do município. Seu quadro é instável.


Na data de hoje foi autorizada a coleta via LACEN (Laboratório Central do Estado), de mais 3 (três) casos suspeitos de Coronavírus, sendo: 


Paciente do sexo feminino com idade de 43 anos;

Paciente do sexo masculino com idade de 36 anos;

Paciente do sexo feminino com idade de 39 anos;


Na data de hoje entraram no monitoramento 13 pessoas com sintomas gripais e foram liberadas do monitoramento 16 pessoas;


Neste momento, o município conta com:

120 Casos monitorados;

17 Casos Descartados;

06 Casos suspeitos;

10 Casos confirmados;

04 Curados clinicamente


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça que tem seguido o protocolo estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde), que orienta o afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença. 


Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.


O município ressalta que possui equipe de monitoramento, orientação e fiscalização, destinados a cumprir as ações necessárias para o cumprimento das medidas de isolamento.


Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:


Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.



Comitê de Gerenciamento de Crise 

Secretaria Municipal de Saúde

Nova Londrina – Paraná


* Boletim fechado em 30/04/2020, às 16:30 horas.

Mais notícias