BOLETIM CORONAVÍRUS 06 DE MAIO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 06 DE MAIO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje mais um paciente que testou positivo para coronavírus, obteve alta, sendo:

Paciente do sexo masculino com idade de 37 anos, testado em 23/04/2020;

Na data de hoje, o município recebeu 04 (quatro) resultados de exames realizados via LACEN (Laboratório Central do Estado), sendo todos negativos. Tratam-se de:

Paciente do sexo Feminino com idade de 86 anos que está internada na Santa Casa de Paranavaí;

Paciente do sexo feminino, com idade de 39 anos, que teve seu exame coletado em 30/04/2020;

Paciente do sexo feminino, com idade de 43 anos, que teve seu exame coletado em 30/04/2020;

Paciente do sexo masculino, com idade de 36 anos, que teve seu exame coletado em 30/04/2020;

Também na data de hoje, foi liberado mais um teste tipo PCR via LACEN (Laboratório Central do Estado).Trata-se de paciente do sexo masculino com idade de 86 anos que está no monitoramento desde o dia 04/05/2020, e apresentou quadro respiratório moderado aliado a algumas comorbidades. O paciente permanece sendo monitorado em casa pela equipe de saúde.

Uma paciente do sexo feminino com idade de 23 anos, que estava no monitoramento desde o dia 30/04/2020, apresentou sintomas gripais relevantes, sendo encaminhada ao internamento junto a ala do Covid do Hospital Municipal Santa Rita de Cássia, onde será acompanhada pela equipe hospitalar.

Na data de hoje não houve entrada de pacientes no monitoramento e foram liberadas do monitoramento 27 pessoas;

Neste momento, o município conta com:

42 Casos monitorados;

25 Casos Descartados;

02 Casos suspeitos;

10 Casos confirmados;

07 Curados clinicamente

Dos casos confirmados, 06 (seis) foram através de testes rápidos e 04 (quatro) através de testes tipo PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 30 (trinta) testes do tipo PCR, e 40 (quarenta) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

Nota explicativa:

Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 30 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento.

PCR: a análise da amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. São os exames realizados pelo Lacen e que,  mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça que tem seguido o protocolo estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde), que orienta o afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

O município ressalta que possui equipe de monitoramento, orientação e fiscalização, destinados a cumprir as ações necessárias para o cumprimento das medidas de isolamento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

* Boletim fechado em 06/05/2020, às 17:00 horas.