BOLETIM CORONAVÍRUS 21 DE MAIO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 21 DE MAIO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados e domingos, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários.

Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

Na data de hoje, a secretaria de saúde do município realizou mais 01 (uma) coleta de exame tipo PCR em paciente suspeito. Este exame será encaminhado ao LACEN (Laboratório Central do Estado) na manhã de sexta-feira, dia 21/05/2020.

Trata-se de um paciente do sexo masculino com idade de 26 anos, que está em monitoramento desde o dia 18/05/2020.

Na data de hoje entraram 11 (onze) paciente no monitoramento, e saíram do monitoramento 02 (dois) pacientes.

Neste momento, o município conta com:

25 Casos monitorados;

31 Casos Descartados;

06 Casos suspeitos;

10 Casos confirmados;

10 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 06 (seis) foram através de testes rápidos e 04 (quatro) através de testes tipo PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 38 (trinta e oito) testes do tipo PCR, e 47 (quarenta e sete) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

Nota explicativa:

Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 30 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento.

PCR: a análise da amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. São os exames realizados pelo Lacen e que,  mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça que tem seguido o protocolo estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde), que orienta o afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

O município ressalta que possui equipe de monitoramento, orientação e fiscalização, destinados a cumprir as ações necessárias para o cumprimento das medidas de isolamento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:34 do dia 21/05/2020.