BOLETIM CORONAVÍRUS 25 DE MAIO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 25 DE MAIO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje, o município foi informado que paciente que deu entrada na Santa Casa de Paranavaí na data de 22/05/2020 como paciente de Planaltina é residente do Município de Nova Londrina. Trata-se de paciente do sexo masculino com idade de 70 (setenta) anos, que estava na casa de parentes na cidade de Planaltina, quando foi encaminhado a Santa Casa de Paranavaí. Paciente testou positivo no dia 24/05/2020, e permanece internado em enfermaria na ala do Covid da Santa Casa, e seu quadro é estável.

A partir deste caso confirmado, o município iniciou busca ativa dos comunicantes do paciente que encontra-se internado em Paranavaí, promovendo a testagem de 13 (treze) pessoas comunicantes, sendo positivado 05 (cinco) novos casos no município através de teste rápido, tratando-se de:

Paciente do sexo masculino com idade de 46 anos em monitoramento desde o dia 23/05/2020;

Paciente do sexo feminino com idade de 37 anos, em monitoramento desde o dia 23/05/2020;

Criança do sexo masculino com idade de 10 anos em monitoramento desde o dia 23/05/2020;

Paciente do sexo masculino, com idade de 57 anos;

Paciente do sexo masculino com idade de 23 anos;

Todos os pacientes testados na data de hoje encontram-se assintomáticos, e serão monitorados pela equipe de saúde em suas residências, devendo cumprir 14 dias de isolamento social;

Também na data de hoje, foi recebido através do LACEN (Laboratório Central do Estado) resultados dos testes tipo PCR realizados entre os dias 19 e 20 de maio, sendo todos negativos, tratando-se de:

Mulher de 41 anos de idade;

Mulher de 30 anos de idade;

Mulher de 26 anos de idade;

Mulher de 38 anos de idade;

Homem de 21 anos de idade;

Na data de hoje entraram 12 (doze) paciente no monitoramento, e saíram do monitoramento 03 (três) pacientes.

Neste momento, o município conta com:

34 Casos monitorados;

36 Casos Descartados;

02 Casos suspeitos;

16 Casos confirmados, incluso o paciente positivado na Santa Casa de Paranavaí;

10 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 11 (onze) foram através de testes rápidos realizados no município e 04 (quatro) através de testes tipo PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). O teste do paciente confirmado na Santa Casa de Paranavaí foi realizado pelo município de Paranavaí;

Até o momento o município realizou 39 (trinta e nove) testes do tipo PCR, e 60 (sessenta) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados e domingos, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:35 do dia 25/05/2020.