BOLETIM CORONAVÍRUS 26 DE MAIO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 26 DE MAIO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje foram realizados dois testes rápidos em pacientes comunicantes de casos confirmados, tratam-se:

Crianças do sexo masculino, com idade de 11 e 12 anos. Os resultados dos testes foram negativos.

Na data de hoje foram descartados por exame tipo SWAB/RT-PCR dois casos do município, tratando-se de:

Paciente do sexo masculino, com idade de 35 anos, em monitoramento desde 20/05/2020;

Paciente do sexo masculino, com idade de 26 anos, em monitoramento desde 18/05/2020;

Também na data de hoje foram autorizadas três novas coletas de exames do tipo SWAB/RT-PCR, sendo:

Homem com idade de 38 anos, monitorado desde 22.05.2020;

Mulher com idade de 28 anos, monitorado desde 20.05,2020

Mulher, com idade de 49 anos, monitorado desde 22.05.2020

Também na data de hoje foi Internado na ala covid do Hospital Municipal Santa Rita de Cássia, uma mulher com idade de 58 anos, com comorbidades. A paciente está no 5º dia de sintomas e amanhã será coletado teste tipo SWAB/RT-PCR. Seu quadro é estável.

O Paciente de 70 anos, que testou positivo na Santa Casa de Paranavaí, recebeu alta hoje e será monitorado em sua residência por equipe da saúde do município de Nova Londrina

Na data de hoje entraram 34 (trinta e quatro) pacientes no monitoramento, e saíram do monitoramento 05 (cinco) pacientes.

Neste momento, o município conta com:

63 Casos monitorados;

38 Casos Descartados;

03 Casos suspeitos;

16 Casos confirmados, incluso o paciente positivado na Santa Casa de Paranavaí;

10 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 11 (onze) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 04 (quatro) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 42 (quarenta e dois) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 62 (sessenta e dois) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados e domingos, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:38 do dia 26/05/2020.