BOLETIM CORONAVÍRUS 27 DE MAIO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 27 DE MAIO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de hoje foi realizado um teste rápido em paciente comunicante de caso confirmado, trata-se:

Paciente do sexo feminino, com idade de 61 anos, monitorada desde o dia 21.05;

Também na data de hoje foram autorizadas três novas coletas de exames do tipo SWAB/RT-PCR, sendo:

Homem com idade de 36 anos, monitorado desde 26.05.2020;

Mulher com idade de 32 anos, monitorado desde 26.05.2020;

Criança, com idade de 12 anos, monitorado desde 27.05.2020;

A paciente que havia sido Internado na ala Covid do Hospital Municipal Santa Rita de Cássia na data de ontem teve alta no dia de hoje e continuará sendo acompanhada por equipe de saúde em sua residência;

Na data de hoje entraram 16 (dezesseis) pacientes no monitoramento, e saíram do monitoramento 06 (seis) pacientes.

Neste momento, o município conta com:

73 Casos monitorados;

38 Casos Descartados;

06 Casos suspeitos;

16 Casos confirmados, incluso o paciente positivado na Santa Casa de Paranavaí;

10 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 11 (onze) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 04 (quatro) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 45 (quarenta e cinco) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 63 (sessenta e três) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados e domingos, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:46 do dia 27/05/2020.