BOLETIM CORONAVÍRUS 01 DE JUNHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 01 DE JUNHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Em virtude de notícia veiculada em boletim do município de Maringá, a qual apontou um óbito de paciente do sexo masculino naquela municipalidade, e que este paciente teria estado no município de Nova Londrina entre os dias 13 a 15 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Londrina realizou busca ativa dentro município, realizado entre os dias 31/05 a 01/06, 05 (cinco) testes rápidos de contactantes que teriam tido algum tipo de contato com o paciente de Maringá, sendo todos os resultados negativos;

Também entre as datas de 31/05 a 01/06, mais seis (06) testes rápidos foram realizados no município, todos também com resultados negativos

Também entre os dias 31/05 a 01/06, o município recebeu os resultados de 06 (seis) testes do tipo  SWAB/RT-PCR, sendo todos negativos, tratando-se de:

Homem, 12 anos, monitorado desde 27.05;

Homem, 32 anos, monitorado desde 26.05;

Homem, 36 anos, monitorado desde 26.05;

Homem, 38 anos, monitorado desde 22.05;

Mulher, 28 anos, monitorado desde 20.05;

Mulher, 49 anos, monitorado desde 22.05;

Entre os dias 30/05 e 01/06 foram autorizadas duas novas coletas de exame do tipo SWAB/RT-PCR, sendo:

Homem, 30 anos, coleta realizada no dia 01.06.20;

Homem, 41 anos, coleta realizada em 30.05.20

Na data de hoje entraram em monitoramento 09 (nove) pacientes e saíram 5 (cinco) pacientes

Neste momento, o município conta com:

94 Casos monitorados;

44 Casos Descartados;

05 Casos suspeitos;

16 Casos confirmados, incluso o paciente positivado na Santa Casa de Paranavaí;

10 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 11 (onze) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 04 (quatro) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 50 (cinquenta) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 74 (setenta e quatro) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados e domingos, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:36 do dia 01/06/2020.