BOLETIM CORONAVÍRUS 10 DE JUNHO

=BOLETIM CORONAVÍRUS 10 DE JUNHO

Nota Oficial

A Secretaria de Saúde do Município de Nova Londrina, vem pelo presente informar:

Na data de ontem (09/06), após fechamento de boletim informativo, um homem com idade de 53 anos deu entrada no Hospital Municipal Santa Rita de Cássia com problemas respiratórios, sendo internado na ala do Covid do Hospital. Realizado teste rápido pelo Centro de Referência Municipal COVID, apresentou resultado positivo. Em razão de possuir comorbidades o paciente foi transferido para Santa Casa de Paranavaí onde permanece internado com quadro estável na enfermaria, respirando espontaneamente, conforme boletim de hoje da santa Casa de Paranavaí;

Na data de hoje, foram realizados dois testes rápidos em pacientes do município, sendo resultados negativos, tratando-se de:

Homem com idade de 30 anos, monitorado desde 02.06;

Mulher com idade de 26 anos, trabalhadora da área da saúde;

Na data de hoje foi realizada mais 1 (um) testes tipo SWAB/RT-PCR em paciente do município, tratando-se de:

Homem com idade de 21 anos, monitorado desde 05.06;

Também na data de hoje, o município recebeu dois resultados de testes do tipo  SWAB/RT-PCR, sendo ambos negativos, tratando-se de:

Mulher com idade de 25 anos, monitorada desde 01.06;

Homem com idade de 48 anos, monitorado desde 01.06;

Na data de hoje, entraram em monitoramento 16 pessoas, e saíram do monitoramento 11 pessoas;

Neste momento, o município conta com:

55 Casos monitorados;

57 Casos Descartados;

07 Casos suspeitos;

18 Casos confirmados, incluso o paciente positivado na Santa Casa de Paranavaí;

15 Curados clinicamente;

Dos casos confirmados, 13 (treze) foram através de testes rápidos realizados no município, 1 (um) através de teste rápido realizado na Santa Casa de Paranavaí, e 04 (quatro) através de testes tipo SWAB/RT-PCR, ambos disponibilizados pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

Até o momento o município realizou 66 (sessenta e seis) testes do tipo SWAB/RT-PCR, e 106 (cento e seis) testes rápidos. Todos seguindo o protocolo de manejo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e as orientações estabelecidas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 14º Regional de Saúde do Paraná.

A secretaria de saúde do município, através do presente comunica a alteração do horário de atendimento do Centro de Referência do Covid, que se localiza ao lado do Ginásio de Esportes. A partir do dia 23/05/2020 (sábado) o centro de referencia não estará realizando os atendimentos aos sábados, domingos e feriados, como vinha sendo feito nos últimos meses. Os pacientes que necessitarem de atendimento durante o fim de semana e feriados deverão dirigir-se ao Hospital Municipal Santa Rita de Cássia de Nova Londrina, onde haverá uma equipe preparada para receber os casos de síndrome gripal em uma ala exclusiva para estes pacientes. Ressalta-se ainda que o telefone de atendimento do Covid (99935-1156) permanecerá em funcionamento durante o final de semana, e que caso haja alguma necessidade, os munícipes poderão entrar em contato para receberem as orientações e encaminhamentos necessários. Os atendimentos durante a semana permanecem inalterados no endereço atual, ao lado do Ginásio de Esportes do município, sendo de segunda a sexta-feira das 07:30 as 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, reforça a orientação da necessidade de  afastamento e isolamento social de todos as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Em caso de síndrome gripal (febre associada a pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, na ausência de outro diagnóstico específico) deverá ser isolado domiciliarmente o paciente e as pessoas que moram no mesmo domicílio. Tal medida busca identificar precocemente possíveis casos de Coronavírus, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.

Cabe ressaltar que o Município possui um programa de teleatendimento em saúde através do telefone (44) 99935-1156, que poderá instruir e fazer o encaminhamento dos munícipes em casos de dúvidas e necessidade de atendimento.

Ressalta-se ainda que a Código Penal em seu Art. 268 prevê:

Art. 268. Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa.

Comitê de Gerenciamento de Crise

Nova Londrina – Paraná

Boletim fechado às: 17:52 do dia 10/06/2020.